Topo

Croácia homenageia gravata, símbolo de amor e fidelidade

17/10/2017 12h10

Zagreb, 17 out (EFE). - Por ocasião do Dia Internacional da Gravata, a Croácia promove o primeiro festival dedicado à peça, que surgiu há três séculos no país como símbolo de amor e fidelidade.

"Apesar de muitos acreditarem que a história da gravata é militar, na verdade é uma história de amor", disse Zeljko Matejcic durante um dos eventos do Festival da Gravata em Zagreb.

Matejcic é comandante da "Royal Cravate", uma histórica formação militar croata responsável pelo aparecimento da gravata. Segundo ele, antigamente, ao se despedir do amado que iria lutar na guerra, as mulheres costumavam pendurar, com um nó específico, um lenço vermelho no pescoço dos soldados como sinal de fidelidade e amor. Assim nasceu a gravata, um acessório que até hoje domina a moda e que atualmente é usada por homens e mulheres em quase todo o mundo.

Durante o festival, o público pode observar a pitoresca mudança da guarda e ver uma marcha solene pela cidade. A previsão é de que dezenas de soldados de infantaria e cavalaria, bem como outras formações militares tradicionais, participem das cerimônias.

O festival vai homenagear a gravata com vários eventos, instalações artísticas, festas e vendendo vários modelos da peça.

Para lembrar simbolicamente que a Croácia é o berço deste adorno, uma grande gravata foi colocada no pescoço da estátua de Josip Jelacic - o herói nacional - que fica no centro da capital.

Outros 40 monumentos de Zagreb ganharam lenços vermelhos como os que os membros das unidades da cavalaria croata que foram incorporadas ao Exército francês usaram durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648).