Topo

Promotoria de Berna investigará suposta agressão sexual de Polanski

09/10/2017 13h56

Genebra, 9 out (EFE).- A Promotoria do cantão suíço de Berna assumiu a investigação para esclarecer se o produtor franco-polaco Roman Polanski agrediu sexualmente uma menor na cidade de Gstaad em 1972.

Na semana passada, a Promotoria do cantão (estado federal) de Saint Gallen anunciou que tinha aberto uma investigação sobre o caso após uma denúncia perante a Polícia cantonal, mas advertiu que talvez devesse passar o caso ao cantão de Berna, onde supostamente ocorreram os fatos.

A Promotoria de Berna anunciou hoje que assume a investigação e que a primeira coisa que fará será determinar se os atos denunciados não foram prescritos.

A denúncia foi apresentada em 26 de setembro por Renate Langer, uma ex-atriz de 61 anos originária de Munique (a Alemanha), que quando ocorreram os fatos denunciados tinha 15 anos.

Langer teria conhecido Polanski quando ela era modelo em Munique e decidiu visitar o diretor na sua casa de Gstaad perante a possibilidade de ser contratada.

Na propriedade do ator nessa localidade alpina teria sido estuprada, segundo o relato de Langer.

A denunciante é a quarta mulher que acusa Polanski de agressão sexual.

Em 1977, o cineasta, que atualmente tem 84 anos, reconheceu ter mantido relações sexuais ilegais com Samantha Geimer, uma menor de 13 anos.

Polanski se declarou culpado e passou 42 dias na prisão, mas, estando em liberdade mediante pagamento de fiança e perante o temor de ter que voltar à prisão para cumprir uma condenação muito mais severa, fugiu dos Estados Unidos no final de 1978.

O caso segue aberto e entre 2009 e 2010 o cineasta ficou sete meses sob detenção domiciliar na Suíça - em sua casa de Gstaad - por um pedido de extradição americano que nunca foi formalizado.

Em 2010, a atriz britânica Charlotte Lewis também acusou o diretor de tê-la forçado a manter relações sexuais quando tinha 16 anos.

Uma terceira mulher, identificada como Robin, o acusou recentemente de ter abusado dela em 1973, quando tinha apenas 16 anos.