Topo

Moda cazaque desembarca em Madri entre lantejoulas, cores e bordados

04/10/2017 20h58

Madri, 4 out (EFE).- Lantejoulas, cores vivas e chamativos bordados protagonizaram o desfile de moda de inspiração cazaque realizado nesta quarta-feira no coração de Madri.

As propostas apresentadas por cinco estilistas de origem cazaque mostraram a particular visão da moda do país centro-asiático de um ponto de vista moderno e atual, onde se sobressaíram tons metalizados e vestidos de corte longo e 'midi'.

A organizadora do desfile, a embaixada do Cazaquistão, pretendia, segundo a esposa do embaixador cazaque na Espanha, Erkezhan Dyussenbayeva, mostrar a cultura têxtil tradicional do país.

"Toda a coleção tem elementos étnicos nacionais cazaques. Tentamos mostrar toda a riqueza e beleza do traje tradicional cazaque", disse Dyussenbayeva à Agência Efe.

"Contamos com a presença de cinco estilistas, duas já famosas em nível internacional, e às outras três, que estão começando a carreira, desejamos muita sorte", acrescentou.

Aigerim Niyazova, Eugenia Zhandarbekova, Damira Nurlan e Gulnara Kassym, com seus traje, e Layazzat Makatov, por meio de suas joias, apresentaram suas coleções a um público majoritariamente feminino, que deu mostras de surpresa e satisfação ao longo do evento.

"Desejo muito sucesso a nossas estilistas. O Cazaquistão deve se mostrar ao mundo, porque é um país maravilhoso", declarou a organizadora do desfile, Saule Kaisar, após a conclusão do evento.

Por sua vez, o ministro conselheiro da embaixada cazaque em Madri, Olzhas Suleimenov, aplaudiu a comemoração do evento e disse que entre os espanhóis "há muitos amantes" da moda "étnica" cazaque.

"Estamos encantados por este desfile de moda tradicional cazaque ter acontecido em Madri, uma das capitais europeias da moda", declarou Suleimenov.