Topo

Del Toro fará exibição beneficente de "A Forma da Água" no México

04/10/2017 20h24

Cidade do México, 4 out (EFE).- O diretor mexicano Guillermo del Toro apresentará o filme "A Forma da Água" no Festival de Cinema de Morelia durante uma exibição de gala em benefício aos danificados pelos terremotos de setembro no centro e no sul do México.

Além de estrear no México o longa-metragem com o qual ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, Del Toro oferecerá uma "master class" no evento da cidade mexicana, que será realizado de 20 a 29 de outubro.

O festival, que chega à 15ª edição, começará com a exibição de "Coco", da Disney-Pixar, considerada uma homenagem à cultura mexicana e ao tradicional Dia dos Mortos, celebrado entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro de cada ano no país.

Nesta edição serão exibidos 56 curtas, 15 documentários e 22 obras de cineastas mexicanos, explicou o presidente do Festival de Morelia, Alejandro Ruiz Magaña, durante a apresentação da programação.

Entre os filmes mexicanos que serão apresentados se destacam "Los adioses" de Natalia Beristáin, "Ayer Maravilla Fui", de Gabriel Mariño, "Cuadros en la oscuridad", de Paula Markovitch, e "Oso polar", de Marcelo Tobar.

O cineasta húngaro Béla Tarr será o presidente do júri, que também contará com Charles Tesson, diretor da Semana da Crítica do Festival de Cannes; Christoph Terhechte, diretor do Fórum do Festival Internacional de Cinema de Berlim, e Andrea Guzmán Urzúa, codiretora artística do festival DocumentaMadrid.

O festival também apresentará o ciclo "Do México a Hollywood ao Óscar", com filmes como "Viva Zapata!", "Macario", "A Balada de Gregório Cortez", "E Sua Mãe Também", "O Labirinto do Fauno" e "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)".

Os terremotos que afetaram o centro e o sul do México nos dias 7, 19 e 23 de setembro deixaram um saldo de 471 mortos.