TV saudita exibe apresentação musical pela primeira vez em 38 anos

Riad, 3 out (EFE). - Um canal público da Arábia Saudita exibiu pela primeira vez desde 1979 uma apresentação de música, quebrando as regras do país ultraconservador que até agora proibia canções não religiosas.
A primeira transmissão, que aconteceu ontem à noite no "Thaqafiya TV", que pertence ao Ministério de Cultura, foi um recital da cantora egípcia Umm Kulthum, que morreu em 1975 e é considerada a diva da música árabe.
Essa exibição faz parte da uma série de medidas de abertura recentemente tomadas e com especial foco nos direitos das mulheres. A principal anunciada até agora é a de que elas poderão dirigir a partir do ano que vem.
Há pouco tempo, também foi informado que serão instituídas aulas de Educação Física para meninas e passou a ser permitida a presença de mulheres em estádios.
No reino ultraconservador regem normas de comportamento muito rígidas, que obrigam às mulheres a andar completamente cobertas e que limitam muito a participação delas na vida social e no âmbito público. As regras islâmicas que regem no país também impõem a separação por sexo nos espaços públicos e, no capítulo de lazer, proíbe as festas ou as apresentações musicais não religiosas.
Em agosto, a Polícia saudita apreendeu um adolescente que fez a coreografia de "Macarena" numa rua da cidade de Jidá, no oeste do país.
Dentro dos planos de abertura, o governo anunciou a elaboração de um projeto turístico na costa do Mar Vermelho e no qual serão aplicadas as "melhores práticas mundiais" para os viajantes estrangeiros. Nenhuma autoridade saudita, no entanto, se manifestou sobre se isto representa leis especiais para permitir o uso de trajes de banho, compartilhamento de lugares públicos por mulheres e homens ou a autorização para o consumo de álcool.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.