Topo

Filme de James Franco recebe Concha de Ouro no Festival de San Sebastián

30/09/2017 18h26

San Sebastián (Espanha), 30 set (EFE).- O Festival de Cinema de San Sebastián concedeu neste sábado o seu principal prêmio, a Concha de Ouro, ao filme "The Disaster Artist", uma comédia dirigida por James Franco que homenageia o extravagante artista Tommy Wiseau, criador do mítico "The Room", conhecido como "o pior filme do mundo".

"Nestes tempos de loucura, espero que sirva para pôr um pouco de luz e inspiração", disse o diretor no palco ao receber o prêmio.

Franco, que também protagoniza o filme, afirmou que nunca esquecerá sua passagem por San Sebastián, entre outros motivos porque teve que passar a noite anterior no hospital acompanhando sua namorada, que teve "um problema".

Para ele, o filme tem "uma alma dramática", embora com "muitas situações divertidas" e "um personagem incomum que te faz rir" como protagonista.

"The Disaster Artist" estreará no dia 26 de janeiro de 2018, e é apontado como provável candidato ao Oscar.

Por sua vez, a diretora argentina Anahí Berneri se tornou a primeira mulher a receber o prêmio de melhor produtora no festival por "Alanis", protagonizado pela atriz Sófia Gala, que levou a Concha de Prata por sua extraordinária interpretação no filme, que conta a história de uma jovem prostituta e mãe, toda dignidade e senso comum.

Anahí dedicou o prêmio às mulheres "fortes", cineastas e mães, e às que inspiraram seu filme.

Já o romeno Bogdan Dumitrache recebeu a Concha de Prata do Melhor Ator por seu trabalho em "Pororoca", do diretor Constantin Popescu, onde interpreta um pai que desaba emocionalmente após o desaparecimento de sua filha.

Outro vencedor da noite foi o filme "Handia", protagonizado por Eneko Sagardoy, que levou o prêmio Irizar ao cinema basco.