Topo

Especialistas tentam descobrir se Monalisa nua foi desenhada por Da Vinci

29/09/2017 15h37

Luis Miguel Pascual.

Paris, 29 set (EFE).- Protegido durante anos em um museu ao norte de Paris, um rascunho feito com carvão sobre papel que representa a Monalisa nua abandonou seu lar para ser analisado por especialistas, que tentam de determinar se a obra foi desenhada por Leonardo da Vinci.

Serão necessários meses de observação para determinar se o quadro, que guarda grande semelhança com o ícone do museu do Louvre, foi feito pelo professor italiano, por seus alunos ou por algum dos seus talentosos discípulos.

Se a autoria de Da Vinci for confirmada, seria a única Monalisa nua conservada atribuída ao pintor.

As primeiras análises reveladas pelos especialistas podem ser conclusivas, explica à Agência Efe Mathieu Deldicque, curador do Museu Condé, instalado no Castelo de Chantilly, ao norte de Paris, e onde se encontra o quadro.

Os especialistas do Centro de Investigação e Restauração da França, que se encontra nos porões do Louvre, a poucos metros de sua irmã mais velha, já determinaram que o papel que contém a Monalisa nua é de entre 1485 e 1538, período que abrange a vida de Da Vinci (1452-1519), e também foi comercializado na Itália, país onde o artista nasceu viveu durante muitos anos.

O sorriso da Monalisa nua lembra o de sua enigmática precursora; o gesto das mãos e o estilo das mesmas também convidam a pensar no quadro exposto no Louvre.

Mas ainda é cedo para tirar conclusões definitivas sobre a obra.

Deldicque espera ter um veredicto antes de 2019, quando será aberta no Museu Condé uma grande retrospectiva sobre Da Vinci, coincidindo com aniversário de 500 anos do seu falecimento.

Foi por esse motivo que os responsáveis pelo museu, que abriga o rico legado do duque de Aumale, o maior colecionador da França do século XIX, decidiram deixar sair dos seus fundos um papel cujo delicado estado o condenou ao imobilismo durante anos.

Deldicque não tem dúvidas de que o tema da Monalisa nua "procede da órbita" do professor italiano.

"O motivo foi idealizado por ele e reproduzido em muitas ocasiões. Mas não se descarta que esta seja obra de um dos seus mais destacados discípulos", indicou o curador.

Os peritos do Louvre, que já trabalharam na análise do delicado papel, ainda não puderam ir mais longe e é possível que não cheguem a uma conclusão taxativa sobre a autoria do desenho.

Na próxima etapa, especialistas de todo o mundo na obra de Da Vinci analisarão detalhes nos traços de carvão sobre a folha, de 72 por 54 centímetros.

O professor pintava com a mão esquerda e os peritos esperam poder determinar com que mão foi pintada a Monalisa nua.

Junto ao rosto, foram detectados traços feitos por uma mão direita, mas não é conclusivo, já que essa parte foi pintada muito após o desenho.

Deldicque acredita que, caso seja de Da Vinci, a obra corresponderia aos últimos anos da sua vida, posterior à original do Louvre, na qual o pintor trabalhou durante anos.

"Leonardo nunca dava uma obra por terminada, era muito perfeccionista, por isso será difícil determinar se em algum momento trabalhou em paralelo em ambas", aponta.

O Museu Condé quer exibir em suas salas o maior número possível de Monalisas nuas que existem no mundo, entre elas a que adorna os muros do museu Hermitage de São Petesburgo, cujos responsáveis consideram a de melhor qualidade.

A cereja do bolo seria poder apresentar uma Monalisa nua desenhada pelo próprio Da Vinci. Ou, na sua ausência, alimentar o mistério que em torno deste ícone da pintura.