Topo

Submarino alemão da I Guerra Mundial é descoberto no mar do Norte

19/09/2017 09h49

Bruxelas, 19 set (EFE).- Um submarino alemão da I Guerra Mundial foi descoberto nesta terça-feira no mar do Norte, em frente ao litoral da cidade de Oostende, na Bélgica, informou a agência local "Belga".

Trata-se de um submarino UB-2 que teria feito parte da Flotilha de Flandes, um dos grupos de embarcações utilizadas pela Alemanha para a batalha submarina que operou em frente a essa província belga durante o conflito.

Este é o 11º submarino localizado no mar do Norte pertencente a esta flotilha, que contava com 19 submarinos (15 naufragaram), e seria o exemplar em melhor estado de conservação até o momento, segundo as autoridades.

A embarcação foi detectada por escâneres marítimos e nesta terça-feira foi confirmado que era um submarino alemão, com 27 metros de comprimento e seis de largura, que se encontra no fundo do mar apoiado sobre a parte da cabine.

O submarino está praticamente intacto, já que só falta uma parte da proa. Todas as escotilhas estão fechadas, o que indica que a embarcação nunca foi descoberta e que os corpos dos 23 tripulantes ainda se encontram no interior, segundo os especialistas citados pela agência belga.

Embora as causas do naufrágio ainda não tenham sido reveladas, os danos na proa levam os especialistas a pensar que o submarítimo pode se chocado com uma mina.

Os especialistas ainda devem determinar o modelo concreto do submarino UB-2 e já solicitaram a lista de tripulação para identificar quem estava a bordo. A Embaixada da Alemanha já foi informada pelas autoridades belgas sobre a descoberta.