Topo

Diretor de fotografia brasileiro completa júri do Festival de San Sebastián

18/09/2017 16h10

San Sebastián (Espanha), 18 set (EFE).- O diretor de fotografia brasileiro André Szankowski e o roteirista espanhol Jorge Guerricaechevarría completam o júri da Seção Oficial do 65º Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha, que será presidido pelo ator John Malkovich.

Segundo lembrou nesta segunda-feira a produção do evento em um comunicado, o júri oficial é completado pelas atrizes Dolores Fonzi (Argentina) e Emma Suárez (Espanha), o diretor e produtor britânico William Oldroyd e a produtora italiana Paula Vaccaro.

André Szankowski substitui o anteriormente anunciado Fabio Cianchetti, que não poderá fazer parte do jurado por compromissos profissionais.

Szankowski trabalhou em filmes como "Mistérios de Lisboa" de Raoul Ruiz; "Linhas De Wellington", de Valeria Sarmiento; "A gaiola dourada", de Rubén Alves, e "Variações de Casanova" de Michael Sturminger, protagonizado precisamente por John Malkovich.

Em 2015 foi o diretor de fotografia de "Cosmos", o último filme do produtor polonês Andrzej Zulawski, que ganhou o prêmio de melhor diretor em Locarno.

Por sua parte, Guerricaechevarría, vencedor do Goya de melhor roteiro adaptado por "Cela 211", estreou junto com Álex de la Iglesia, com quem trabalhou em mais de uma dúzia de produções, entre elas "Ação Mutante", "O Dia da Besta", "Las brujas de Zugarramurdi" e "Mi gran noche".

Além de escrever "Carne Trêmula" com Pedro Almodóvar e "Cien años de perdón" para Daniel Calparsoro, Guerricaechevarría é colaborador habitual de Daniel Monzón em títulos como "El robo más grande jamás contado", "La caja Kovak" e "Cela 211".