Topo

U2 cancela show em St. Louis por motivos de segurança em meio a protestos

16/09/2017 18h01

Washington, 16 set (EFE).- A banda irlandesa U2 cancelou o show que faria neste sábado em St. Louis, no estado americano do Missouri, em meio ao crescimento dos protestos na cidade, alegando que a segurança do público não pode ser colocada em risco.

"O Departamento de Polícia de St. Louis nos informou que não estão em condições de oferecer a proteção padrão para o nosso público como se esperaria para um evento deste tamanho", disse a banda em comunicado.

"Diante desta informação, não podemos, em sã consciência, arriscar a segurança de nossos fãs e continuar com o show desta noite, por mais que lamentemos ter de cancelar, sentimos que é a única medida aceitável no contexto atual", complementou.

As pessoas que compraram ingressos para o evento pela internet receberão o reembolso. Os fãs que fizeram a compra pessoalmente poderão pedir o dinheiro de volta a partir de segunda-feira nos lugares onde adquiriram as entradas.

Os manifestantes protestam pela decisão de um tribunal do Missouri de absolver de assassinato em primeiro grau o ex-policial Jason Stockley, que em 2011 matou a um jovem negro. A decisão aumentou os ânimos de uma cidade que ainda repercute outros casos de violência policial.

O juiz isentou Sotckley de culpa das acusações e no veredicto opinou que a morte a tiros do jovem Anthony Lamar Smith se deveu à sua "conduta perigosa" ao escapar das autoridades.

Foi em um subúrbio de St. Louis, Ferguson, onde em 2014 começou uma onda de distúrbios raciais em todo o país, após um policial branco matar o jovem Michael Brown, que se tornou símbolo do movimento "Black Lives Matter" ("Vidas Negras Importam", em inglês). EFE

rg/vnm