Entretenimento

Protagonista de "Paris, Texas", Harry Dean Stanton morre aos 91 anos

15/09/2017 22h10

Los Angeles (EUA), 15 set (EFE).- O ator americano Harry Dean Stanton, que protagonizou "Paris, Texas", morreu nesta sexta-feira aos 91 anos em um hospital de Los Angeles, informou o portal especializado em celebridades "TMZ".

Stanton deixa um filme ainda não estreado, "Lucky", que chegará aos cinemas americanos no fim deste mês e que, segundo a crítica, conta com uma das melhores interpretações da longa carreira construída pelo ator.

Harry Dean Stanton nasceu em 1926 em West Irvine, no estado do Kentucky, e foi cozinheiro das tropas americanas na Segunda Guerra Mundial. Ao voltar aos Estados Unidos, Stanton estudou na Universidade do Kentucky antes de mudar para a Califórnia, onde iniciou a carreira cinematográfica.

Durante anos, acumulou incontáveis papeis coadjuvantes, o que no final se tornou sua grande especialidade, e teve de esperar até a década de 80, já como veterano, para conseguir papéis protagonistas que o levaram à fama.

Foi o produtor alemão Wim Wenders que o contratou para protagonizar "Paris, Texas", que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes pela sua reflexão melancólica a partir de um homem que perambula pelo deserto sem lembrar quem é.

Com um rosto misterioso, mas uma potente presença na tela, Stanton participou de outros filmes renomados, como "Alien - O Oitavo Passageiro" (1979), de Ridley Scott; "À Espera de um Milagre" (1999), de Frank Darabont; e "The Avengers: Os Vingadores" (2012), de Joss Whedon.

Além disso, o ator era um dos preferidos do diretor David Lynch, com quem trabalhou em "Coração Selvagem" (1990), "Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer" (1992), "Uma História Real" (1999) e "Império dos Sonhos" (2006), assim como na terceira temporada da série "Twin Peaks".
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo