Topo

Festival de Toronto começa nesta 5ª feira com a estreia de "Borg/McEnroe"

06/09/2017 15h16

Toronto (Canadá), 6 set (EFE).- A 42ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) começa oficialmente nesta quinta-feira com a estreia de "Borg/McEnroe", filme protagonizado por Shia LaBeouf e Sverrir Gudnason que chega aos cinemas brasileiros no dia 9 de novembro.

A exibição do longa-metragem contará com a presença dos principais nomes do elenco, assim como do diretor, o dinamarquês Janus Metz, e abrirá o desfile dos mais de 500 atores e cineastas que comparecerão à edição deste ano do evento.

"Borg/McEnroe" narra a intensa rivalidade mantida durante anos entre o sueco Bjorn Born e o americano John McEnroe no tênis, tanto dentro como fora das quadras, e que teve como ápice a final de Wimbledon em 1980.

"Em termos de temperamento, eles eram opostos: um era contido, o outro era um vulcão de emoção visceral. Mas tinham algo em comum: eram os melhores", descreveu a organização do festival.

O diretor do evento, Piers Handling, apontou em comunicado que "'Borg/McEnroe' tem uma potente tensão que se emparelha com a energia elétrica da noite de abertura do TIFF".

"A história desta apaixonante partida mudou o tênis para sempre e a extraordinária atuação de LaBeouf e Gudnason será uma forma espetacular de iniciar o festival com o público", afirmou Handling.

Esta edição do Festival de Toronto, realizada de 7 a 17 de setembro, exibirá 339 filmes, entre eles 255 longas-metragens, procedentes de 74 países.

Neste ano, os organizadores decidiram reduzir em quase 20% o número de filmes em exibição devido às críticas recebidas nos últimos anos por conta da dimensão que o festival adquiriu.

O TIFF é considerado um dos três festivais de cinema mais importantes do mundo e o preferido dos grandes estudos para estrear os filmes que querem levar ao Oscar.

Entre os filmes mais esperados que serão exibidos nesta edição do festival estão "The Shape of Water", de Guillermo del Toro; "Downsizing", de Alexander Payne; "Mãe!", de Darren Aronofsky; "Suburbicon", de George Clooney; e "I Love You, Daddy", do comediante Louis C.K.