Entretenimento

Donald Sutherland e Agnès Varda receberão Oscar honorário

06/09/2017 22h57

Los Angeles (EUA), 6 set (EFE).- O ator canadense Donald Sutherland, a cineasta belga Agnès Varda, o roteirista e diretor americano Charles Burnett e o diretor de fotografia americano Owen Roizman receberão o Oscar honorário como reconhecimento à sua trajetória no mundo do cinema.

Sutherland, Varda, Burnett e Roizman receberão os prêmios da Academia de Hollywood na nona edição dos Prêmios dos Governadores no dia 11 de novembro no salão Ray Dolby do Hollywood & Highland Center, em Los Angeles, mesmo espaço em que se encontra o teatro onde a cada ano acontece a festa do Oscar.

Trata-se de um evento mais discreto, sem transmissão ao vivo, e com muitos menos convidados que a conhecida e espetacular cerimônia da principal premiação do cinema mundial.

O presidente da Academia, John Bailey, destacou em um comunicado que os premiados deste ano refletem "a amplitude do cinema internacional, independente e de massas".

Com mais de 140 filmes ao longo de seis décadas de trabalho, Sutherland se destacou pela sua participação em filmes como "MASH" (1970), "Gente como a Gente" (1980) e na saga "Jogos Vorazez".

Por sua parte, Agnès Varda, figura fundamental da Nouvelle Vage, brilhou pelo seu trabalho em "La Pointe Courte" (1955), "Cléo das 5 às 7" (1962) e "Os Renegados" (1985).

Já o roteirista e diretor Charles Burnett, uma referência dentro do cinema afro-americano, é o responsável por "O Matador de Ovelhas" (1978) e "Não Durma Nervoso" (1990).

Por último, o diretor de fotografia Owen Roizman coleciona cinco indicações ao Óscar, sem ter levado a estatueta em nenhuma ocasião, por "Operação França" (1971), "O Exorcista" (1973), "Network - Rede de Intrigas" (1976), "Tootsie" (1982) e "Wyatt Earp" (1994).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo