Topo

Passarela da SPFW lança mão do branco e exalta criatividade brasileira

29/08/2017 20h41

São Paulo, 29 ago (EFE).- A São Paulo Fashion Week (SPFW) exaltou em seu terceiro dia a criatividade brasileira, com a apresentação de oito coleções, nas quais o branco e as cores cruas foram protagonistas, até mesmo nos desfiles da moda praia.

A marca Giuliana Romanno abriu a manhã desta terça-feira na Galeria Nara Roesler com uma coleção que deixou de lado a cor preta com a qual a estilista acostumou seu público e se centrou quase totalmente nas cores claras.

A grife apostou no corte de alfaiataria em vestidos, saias e túnicas, na cor lavanda, um dos destaques da próxima temporada, e em tecidos brilhantes nos vestidos tanto para o dia quanto para a noite.

Na passarela de Romanno desfilaram ainda saias e tops elaborados com texturas imitando a palha natural, em peças que surgem da colaboração com a marca social amazonense Teçume e a ONG Casa do Rio, responsáveis pelas maxibolsas de fibra de palma apresentadas na passarela.

Como em outras ocasiões o estilista Victorino Campos apresentou sua coleção em formato fixo, sem desfile de modelos, no espaço Pair, com roupa de inspiração esportiva e urbana, em tons brancos e crus na sua totalidade.

A finalidade do seu mostruário era que o público pudesse não só apreciar as texturas das roupas penduradas, mas também comprar as peças na hora.

Em conversa com a Agência Efe, o estilista Victorino Campos explicou "que a coleção está profundamente inspirada no álbum 'Araçá Azul'", de Caetano Veloso.

A coleção tem como objetivo "disseminar o trabalho de moda para todo mundo que tenha interesse em trabalhar a roupa", razão pela qual a marca pôs à disposição alguns dos exclusivos padrões desta coleção em seu site, que poderão ser baixados e montados por quem queira costurar sua própria peça.

A tarde no Pavilhão da Bienal foi aberta pelo desfile de moda praia da já consagrada Lenny Niemeyer, que apresentou uma fabulosa coleção inspirada em símbolos espirituais com triângulos, esferas e estampados de listras finas, e a abundante contraposição de branco e preto, em biquínis, maiôs e elegantes túnicas de seda.

Também muito aguardada foi a coleção da brasileira radicada na Austrália, Vanessa Moe, que participa pela primeira vez da SPFW, e que apresentou 12 vestidos de noite, que trazem referências aos povos aborígenes australianos, com o uso de plumas ecológicas e as cores branco, preto e vermelho, referências das pinturas corporais destas tribos.

A marca PatBo, da estilista Patricia Bonaldi, atraiu a multidão de fãs e bloggers de moda à primeira fila desta passarela, com uma coleção muito feminina e delicada, utilizando todos os elementos que caracterizam à marca, como bordados, mistura de estampados, pedraria, e combinação de tecidos, em um desfile inspirado nas praias tropicais e nos cortes retrô.

O terceiro dia da 44ª edição da Semana da Moda de São Paulo será fechado por LAB, dos rappers Emicida e Evandro Fióti, Two Denim e Água de Coco, com seus desenhos de roupa de praia que serão exibidos por Carol Trentini, imagem da marca nos últimos anos.

Para a quarta-feira se espera outro intenso dia de coleções com apresentações de marcas brasileiras consagradas como Glória Coelho, Ronaldo Fraga, Animale e Lino Villaventura e o desfile dos cinco finalistas do Concurso TopFive, seleção de empreendedores de marcas de moda vinda de todo Brasil que são apoiados pelo Sebrae para o lançamento de seus negócios.