Topo

El Salvador recupera ato milenar com 1º Festival do Jogo de Bola Maia

26/08/2017 23h06

San Salvador, 26 ago (EFE).- El Salvador realizou neste sábado o 1º Festival do Jogo de Bola Maia na localidade de Guazapa, no norte do país, com o objetivo de "recuperar uma atividade milenar que por muitos anos tinha ficado esquecida no país", disse à Agência EFE o jogador e professor Danilo Domínguez.

O jogo de bola maia era disputado pelos povos pré-colombianos como parte das suas comemorações religiosas, disse Domínguez, que participou do evento.

Domínguez, que é parte de um grupo de cem professores que foram capacitados na Guatemala sobre a prática deste esporte, explicou que o jogo data de 1.400 anos a.C. e conta "com uma base religiosa e esportiva".

No começo do jogo, os participantes fizeram um ritual de agradecimento aos quatro pontos cardeais ao brindar o sol, o fogo e a água.

Depois, para realizar a exibição, foram formados dois grupos de três jogadores cada um que competiram para fazer a bola passar por um aro de pedra, usando unicamente os braços, cotovelos e quadril.

A equipe Jaguares de Cihuatán, encarregada de fazer a exibição, foi formada no ano de 2015 e em setembro participará da segunda taça mundial do jogo de bola maia que acontece na Guatemala e na qual também participarão times de Belize e México.

O evento foi promovido por autoridades do Ministério de Turismo do país centro-americano e recebeu o apoio da Prefeitura da localidade de Guazapa e dos moradores deste município.