Topo

China aumenta controle sobre comentários na internet

25/08/2017 09h32

Pequim, 25 ago (EFE).- A Administração do Ciberespaço da China emitiu nesta sexta-feira um regulamento para aumentar o controle dos comentários na internet a fim de frear "a disseminação de rumores, conteúdo obsceno e informação ilegal", nas palavras do organismo.

Como parte do novo regulamento, será proibido tanto apagar como recomendar comentários a fim de buscar com isso benefícios ilegais ou "promover valores inadequados", destacou a agência oficial "Xinhua".

Além disso, ficará vetado com o regulamento contratar pessoas para escrever "falsos comentários a fim de promover determinada informação".

Outro aspecto que será regulado são os comentários que os internautas chineses podem publicar nos sites de vídeos similares ao YouTube, uma forma de comunicação que ficou muito popular entre os jovens internautas chineses.

Perante o temor de que as novas normativas aumentem a censura chinesa, a administração oficial argumentou que a privacidade e a liberdade de expressão não serão ameaçadas, já que o objetivo principal é frear a "informação ilegal".

Como parte da normativa, que entrará em vigor em outubro, será criada uma lista negra de internautas que violarem os novos regulamentos.

A China é o país com mais internautas do mundo (cerca de 700 milhões), mas também um dos quais censura em maior medida a rede, onde são bloqueadas populares páginas como Google, Facebook, Twitter e Instagram, entre muitas outras.