Topo

Mostra CineBH debate "cinema de urgência" e exibe filmes de 16 países

23/08/2017 17h01

Marco Antonio Pereira.

Belo Horizonte, 23 ago (EFE).- Aberta nesta terça-feira, a 11ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, a CineBH, exibe 101 filmes nacionais e internacionais e apresenta como proposta central de debate o chamado "cinema de urgência".

O tema surgiu a partir das reações recentes às instabilidades políticas e econômicas que estão afetando o país nos últimos três anos e foi explorado na cerimônia de abertura do evento, que aconteceu no Cine Theatro Brasil Vallourec, no centro de Belo Horizonte e teve apresentações artísticas e a pré-estreia do longa-metragem "Corpo Elétrico", do cineasta mineiro Marcelo Caetano.

O grande homenageado desta edição da Mostra é o diretor, crítico e ator francês Pierre León, um dos grandes nomes da produção independente da Europa e que recebeu um prêmio por sua obra na abertura do evento. Ele vem ao Brasil pela primeira vez e terá uma retrospectiva de sua obra na programação do CineBH, com exibição de 14 filmes, quase todos inéditos no país.

Entre pré-estreias e retrospectivas, serão exibidas 60 sessões de cinema de produções nacionais - oriundos de seis estados brasileiros - e internacionais, com 16 países representados, entre eles Portugal, Estados Unidos, França e Reino Unido.

A exibição de curtas e longas acontece tanto em cinemas como em um telão montado na Praça da Estação, no centro da cidade, uma novidade nesta edição do evento e que vai levar grandes clássicos do cinema para o público em um local aberto. Entre estes filmes estão "E.T. - O Extra-Terrestre", de Steven Spielberg; "Blade Runner, O Caçador de Androides", de Ridley Scott; e "Janela Indiscreta", de Alfred Hitchcock

Dentro do Mostra CineBH acontece também o 8º Brasil CineMundi, principal encontro de coprodução internacional da sétima arte no país, reunindo diretores, produtores, críticos, jornalistas e público com o objetivo de trocar informações e experiências.

Essa troca acontece através de oficinas, encontros e debates e acontece durante seis dias na capital mineira. São 37 convidados brasileiros e estrangeiros - entre eles representantes de Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai - na qual se promove ações de relacionamentos e negócios, intercâmbios, estimulando assim o diálogo do setor audiovisual.

Toda a programação é gratuita e acontece até o próximo dia 27 de agosto.