Topo

Cidades da Ucrânia dizem adeus definitivo às estátuas de Lenin

17/08/2017 13h52

Kiev, 17 ago (EFE).- O diretor de Instituto da Memória Histórica da Ucrânia, Vladimir Viatrovich, afirmou nesta quinta-feira que todas as estátuas do líder soviético Vladimir Lenin foram retiradas do país.

"Foram desmontados 1.320 monumentos de Lenin. E, pelo que sabemos, não resta nenhuma estátua mais", disse Viatrovich, completando que essa informação corresponde apenas à situação nas cidades ucranianas e não inclui os territórios dominados no leste do país por separatistas pró-Rússia.

Segundo Viatrovich, grande parte das estátuas será destruída ou reciclada. Algumas serão conservadas para ser expostas em um museu sobre a União Soviética que as autoridades pretendem inaugurar em Kiev, capital do país, até o fim do ano.

Em maio, ativistas ucranianos encontraram e derrubaram a última estátua de Lenin em Kiev.

O monumento estava em um imóvel particular em um polígono industrial da capital ucraniana, onde se acreditava que todas as estátuas do fundador da União Soviética tinham sido retiradas.

Desde a queda em fevereiro de 2014 do presidente pró-Rússia Viktor Yanukovich, foram derrubados ou destruídos na Ucrânia vários monumentos e bustos do líder da revolução bolchevique.

Em 2015, o Parlamento da Ucrânia aprovou várias leis que proíbem símbolos comunistas e que equiparam o nazismo com o stalismo, comparação que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, rejeita categoricamente.