Entretenimento

Bolívia e Cazaquistão assinam acordo para ampliar cooperação bilateral

17/08/2017 15h22

Astana, 17 ago (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Fernando Huanacuni, e seu homólogo cazaque, Kairat Abdrakhmanov, assinaram nesta quinta-feira uma declaração política com a qual acordaram ampliar a cooperação bilateral.

"Como membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU para o biênio 2017-2018, a agenda deste organismo ocupou um importante lugar em nossas negociações. Constatamos que concordamos em muitos assuntos e tentamos coordenar esforços conjuntos no marco da ONU", disse Abdrakhmanov.

"A Bolívia apoia ativamente as iniciativas do Cazaquistão para criar um mundo livre de armas nucleares", acrescentou.

Por sua vez, Huanacuni explicou os pontos abordados na reunião.

"Revisamos várias áreas como a energia, a educação e a cultura, além das coincidências entre nossos países e nossas perspectivas. Estamos buscando ligações interativas que ajudem a superar os milhares de quilômetros que nos separam do Cazaquistão", disse o chanceler boliviano.

Huanacuni também entregou ao premiê cazaque, Bakhytzhan Sagintayev, um convite para que o país compareça à IV Cúpula do Fórum de Países Exportadores de Gás, que acontecerá em novembro na Bolívia.

"O gás não é uma fonte de energia renovável. As fontes de energia renovável são um assunto muito importante no mundo agora e vemos que o Cazaquistão concorda com o nosso desejo de desenvolvê-las. Estamos abertos à sua experiência e estamos prontos para compartilhar a nossa", acrescentou o ministro boliviano.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo