Topo

Ator e roteirista Joseph Bologna morre aos 82 anos

14/08/2017 13h32

Nova York, 14 ago (EFE).- O ator e roteirista americano Joseph Bologna morreu no último domingo aos 82 anos, na Califórnia, após três de luta contra um câncer, confirmou seu representante, Dick Guttman.

"Ele teve uma vida e uma morte preciosas, tendo vivido três anos desde que foi diagnosticado com um câncer de pâncreas no hospital", disse em comunicado a esposa de Bologna, a atriz Renee Taylor, segundo a imprensa local.

Taylor expressou agradecimento aos médicos responsáveis pelo tratamento porque, graças a eles, Bologna pôde receber em 26 de fevereiro o "Lifetime Achievement Award" durante a cerimônia Night of 100 Stars e "viajar por um mês ao seu lugar favorito, a Itália".

Bologna era conhecido pelo papel na comédia "Um Cara Muito Baratinado" (1982) e "Transilvânia - Hotel do Outro Lado do Mundo" (1985), e foi indicado ao Oscar pelo roteiro do longa-metragem "As Mil Faces do Amor" em 1970, que adaptou da peça de teatro de mesmo título da Broadway, escrita e protagonizada por ele e sua esposa dois anos antes.

Ainda que fosse visto com o aspecto do típico mafioso, papel que interpretou em filmes como "Honor Thy Father" e "Cops and Robbers", o ator também gostava de participar de comédias, como a de "Feitiço do Rio" (1984), que protagonizou junto a Michael Caine e Demi Moore.

O ator e sua esposa, casados durante mais de 50 anos, escreveram conjuntamente mais de 22 peças de teatro e colaboraram em diversos projetos de cinema e televisão.