Entretenimento

Morre em Cuba Sigmund Sobolewski, o "prisioneiro 88" de Auschwitz

09/08/2017 14h24

Havana, 9 ago (EFE).- O polaco-canadense Sigmund Sobolewski, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, morreu em um hospital de Cuba aos 94 anos por conta de uma pneumonia, anunciou um de seus biógrafos, o jornalista Byron Christopher.

Sobolewski, cuja esposa Ramona nasceu na ilha, morreu na segunda-feira em Bayamo (sudeste), para onde se mudou há quase quatro anos procedentes do Canadá, país no qual residiu durante várias décadas dedicadas ao negócio hoteleiro.

Conhecido como o "prisioneiro 88" pela sua ordem de entrada no campo de concentração, este sobrevivente do holocausto nazista foi levado a Auschwitz quando tinha 17 anos pelo seu vínculo ao Exército da Polônia, e passou quatro anos no local, segundo explica Christopher em um texto publicado em seu site.

Após o fim da II Guerra Mundial, Sobolewski se destacou pela sua luta contra os grupos negacionistas do holocausto e os movimentos neonazistas.

O falecimento deste sobrevivente "é uma notícia bastante triste porque restam cada vez menos testemunhas daquela história terrível da Europa", declarou à Agência Efe o chefe da seção política e econômica da Embaixada da Polônia em Cuba, Adrian Chrobot.

"Lamentamos a morte de uma pessoa tão ativa após a guerra, que contribuiu para que o mundo se informasse dos fatos terríveis realizados pelos alemães na Polônia ocupada durante a II Guerra Mundial", disse o diplomata polaco.

Os restos de Sigmund Sobolewski, que também tinha Alzheimer, foram cremados em Cuba e sua família deve levar as cinzas ao Canadá, segundo sua última vontade.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo