Topo

Cine Ceará comemora 27 anos com homenagem ao cinema chileno

09/08/2017 17h26

Fortaleza, 9 ago (EFE).- Com o cinema chileno como homenageado este ano, a 27ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, inaugurada no último sábado, exibirá quase 100 produções entre curtas e longas-metragens brasileiros e estrangeiros até o dia 11 de agosto em Fortaleza.

Ao todo, 16 longas e um curta serão apresentados na Mostra do Cinema Chileno, uma das categorias paralelas do festival, que terá como destaques obras dos renomados cineastas Alejandro Jodorowsky, um dos ícones do cinema latino, já com 88 anos, e Raúl Ruiz, morto em 2011, aos 70 anos.

Tradicional casa do evento, o Cineteatro São Luiz inaugurou a atual edição com o longa "Uma mulher fantástica", do chileno Sebastián Lelio, que recebeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Berlim e integra a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem.

A categoria ainda conta com outros seis filmes, entre eles "Malasartes e o Duelo com a Morte", do diretor Paulo Morelli, apresentado no domingo como o longa com mais efeitos especiais do Brasil.

A segunda-feira foi marcada pela exibição de "Ninguém Está Olhando", da argentina Julia Solomonoff, e no dia seguinte foi celebrada a première brasileira de "Santa e Andrés", do cubano Carlos Lechuga, que já acumula 11 prêmios internacionais.

Completam a lista "Pedro sob a Cama", do brasileiro Paulo Pons, e "O Homem que Cuida", do dominicano Alejandro Andújar, ambos com exibição nesta quarta-feira; além de "Últimos Dias Em Havana", do também cubano Fernando Pérez, que foi premiado como o melhor filme ibero-americano no Festival de Málaga e será o último a ser exibido, na quinta-feira.

Além da categoria principal, 14 filmes disputam a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem e outros 23 participam da Olhar do Ceará, dedicada ao desenvolvimento do audiovisual local. Mais de 800 produções foram inscritas para a edição deste ano, um recorde para o festival cearense.

A cerimônia de encerramento da 27ª edição do Cine Ceará, com entrega de troféus aos vencedores, será realizada na noite de sexta-feira.