Topo

Associação ibero-americana lança noticiário científico e cultural conjunto

09/08/2017 20h49

Medellín (Colômbia), 9 ago (EFE).- A Associação de Televisões Educativas e Culturais da Ibero-América (ATEI) apresentou nesta quarta-feira em Medellín o Noticiário Científico e Cultural Ibero-Americano (NCC), uma iniciativa dos canais públicos de 13 países que busca "recolher" os melhores fatos e tornar mais acessível o conhecimento científico na região.

Na apresentação, realizada na Universidade de Antioquia, foram dados detalhes do nascimento deste novo meio que conta com o respaldo de 47 aliados e que hoje "liberou" sua primeira transmissão, reproduzida pelos canais aderidos e publicados no site da ATEI, além dos aplicativos para dispositivos móveis.

"Começou este esforço. Foram meses de planejamento, produção, design criativo, relações públicas e de instrumentos jurídicos para chegar a este programa que hoje apresentamos", disse à Agência Efe o presidente da ATEI e diretor do "Canal 44" de Guadalajara (México), Gabriel Torres Espinoza.

México, Espanha, Alemanha, Colômbia, Brasil, Argentina, Honduras, Venezuela, Equador, Nicarágua, Peru, Guatemala e Costa Rica iniciaram esta "colaboração histórica" que permite a realização de um noticiário semanal, em espanhol e português, para dar visibilidade a atividades de inovação e tecnologia na região da Ibero-América.

"É uma peça audiovisual de 28 minutos em formato informativo que procura recolher os melhores fatos da ciência e da cultura na região, e colocá-los à disposição da audiência através das principais telas dos canais públicos ibero-americanos", explicou Torres.

Através deste exercício "de cooperação inédita", os 47 sócios (emissoras de TV, universidades e organismos) começaram a cumprir com a "matéria pendente" de divulgar ciência e cultura, pela via de uma proposta criativa.

O NCC pretende alcançar um nível importante de penetração contando nas suas notas as "boas histórias" que ocorrem na Ibero-América, graças ao apoio da UNESCO, da Red de Radiodifusoras y Televisoras Educativas y Culturales do México, e da Associação Mexicana de Produtoras e Televisoras Universitárias, entre outros aliados.

No projeto, segundo explicou Torres, participam também as agências de notícias Efe, Notimex, Xinhua e AFP, além do serviço alemão Deutsche Welle.

A presidenta da Red de Radiodifusoras y Televisoras Educativas y Culturales do México, Blanca Lilia Ibarra, destacou durante a apresentação que esta forma de "cooperação internacional", materializada em um noticiário, levará a recorrer os "caminhos da arte e patrimônio" e a descobrir os "avanços e as inovações científicas" da região.

Para o diretor da La 2 de Televisión Espanõla, Juan Manuel Hidalgo, participar como aliados nesta iniciativa permitirá reafirmar que a ciência e o entretenimento "não são mundos diferentes".

"Estávamos muito voltados para a Europa, e nos interessa manter os laços de irmandade e cultura com os nossos irmãos da América", disse à Efe Hidalgo, que qualificou como "muito interessante" fazer um noticiário conjunto.

Ao lançamento do NCC em Medellín, onde foram definidas políticas, alinhamentos e operadores, participou também o reitor geral da Universidade de Antioquia, Mauricio Alviar.

Também esteve presente o diretor-geral do "Canal 22", Pedro Cota; o gerente do "Canal Zoom", Germán Pérez; o encarregado de Assuntos Culturais e de Cooperação da embaixada do México na Colômbia, Ernesto Sosa, e o diretor de Inovação e Produção Digital da Universidade de Salamanca (Espanha), Fernando Almaraz.

"Levar à luz no âmbito ibero-americano a pesquisa que se faz é um passo adiante", comentou à Efe Almaraz, motivado com a possibilidade de divulgar avanços em nanotecnologia.

As primeiras quatro transmissões do noticiário, apresentado pelo jornalista mexicano Iván Carrillo, sairão do "Canal 44" de Guadalajara, que incubou e desenvolveu a proposta, e a partir de 1º de setembro será operado pelo Sistema Público de Radiodifusão do Estado Mexicano.