Topo

Estrela da Broadway, cantora e atriz Barbara Cook morre aos 89 anos

A atriz e cantora Barbara Cook  - John M. Heller/Getty Images
A atriz e cantora Barbara Cook Imagem: John M. Heller/Getty Images

De Nova York (EUA)

08/08/2017 15h05

A atriz de teatro e cantora Barbara Cook, que se destacou por suas atuações em vários musicais originais da Broadway, morreu nesta terça-feira aos 89 anos, segundo confirmaram membros de sua família à revista "Variety".

Cook morreu hoje em sua residência em Manhattan, detalhou seu filho Adam LeGrant, rodeada de familiares e amigos, porém os motivos da morte não foram revelados.

Conhecida pela sua nítida voz de soprano e sua surpreendente variedade, a cantora e atriz inicialmente alcançou a fama na Broadway com sua atuação na obra "Candide", em 1956, para depois vencer o prêmio Tony por sua participação em "The Music Man", de 1957.

Depois de mais de uma década de variados sucessos, a sua vida profissional se viu interrompida no final dos anos 60 pelos seus problemas com álcool, depressão e obesidade, e somente em meados dos anos 70 conseguiu voltar a alavancar sua carreira, desta vez com mais ênfase no canto e atuações em concertos e cabarés.

Cook foi então elogiada tanto pelas suas habilidades técnicas de canto como pelo seu talento para comunicar emoções nas suas interpretações.

A artista americana, natural de Atlanta, no estado da Geórgia, conseguiu ressuscitar sua carreira graças às suas parcerias com o compositor e diretor Wally Harper, que conheceu em 1973 e com quem trabalhou estreitamente até sua morte em 2004.

Foi Harper que convenceu Cook a realizar um show no Carnegie Hall em 1975 que impulsionou a segunda etapa da carreira da cantora e com quem atuou em auditórios por todo o mundo.

Em 2004, retornou à Broadway com "Barbara Cook's Broadway!", do qual foi extraído um dos 40 discos que a cantora americana chegou a publicar durante seus mais de 50 anos de carreira.