Arqueólogos cambojanos descobrem estátua em escavações no complexo de Angkor
Bangcoc, 1 ago (EFE).- Arqueólogos encontraram uma estátua de 1,9 metro de altura e 200 quilos de peso em escavações no complexo de Angkor, no noroeste do Camboja, informou nesta terça-feira a imprensa local.
A escultura, da qual faltam os braços e parte das pernas, foi achada no sábado passado e era um "guarda" em um hospital erguido na entrada de um hospital norte de Angkor Thom, a cidade amuralhada do rei Jayavarman VII (1125-1218 d.C.).
"Nos surpreendemos muito com a descoberta", disse Im Sokrithy, um arqueólogo da Autoridade Apsara, organização governamental que administra o complexo de monumentos, segundo o jornal "Cambodia Daily".
"O reinado de Jayavarman VII foi extraordinário em termos de programas sociais. O hospital consistia em um prédio de madeira e uma capela construída com pedras", acrescentou o arqueólogo e chefe da escavação.
Sokrithy acrescentou que seria um golpe de sorte encontrar alguma estátua de Buda, já que a maioria foi destruída sob o governo de Jayavarman VII em uma tentativa de restaurar a religião hinduísta.
Angkor, situado em Siem Reap, é o maior complexo arqueológico do Sudeste da Ásia, com dezenas de templos construídos entre os séculos IX e XIV, e a principal atração turística do país.
Em 2016, o conjunto recebeu 2,2 milhões de visitantes e arrecadou US$ 62,5 milhões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.