Topo

Dramaturgo, ator e poeta Sam Shepard morre aos 73 anos

31/07/2017 13h58

Nova York, 31 jul (EFE).- O dramaturgo e ator Sam Shepard morreu na última quinta-feira, aos 73 anos de idade, por complicações derivadas da esclerose lateral amiotrófica, informou nesta segunda-feira um porta-voz de sua família.

Segundo o jornal "The New York Times", Shepard morreu em casa, no estado do Kentucky (Estados Unidos). Como dramaturgo, ele se destacou como um dos autores de obras proeminentes do movimento "Off Broadway", de produções teatrais de menor envergadura em Nova York.

Shepard foi o autor de "Buried Child", que recebeu o Prêmio Pulitzer em 1979, e foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo seu papel em "Os Eleitos - Onde o Futuro Começa", de 1983.

Como uma das figuras destacadas da "Off Broadway", Shepard era considerado uma das vozes mais originais da sua geração, especialmente por seu retrato do lado mais obscuro da família americana e dos problemas de identidade de casais, irmãos e amantes.

Shepard foi indicado a outros dois prêmios Pulitzer por "True West" e "Fool for Love", duas obras cujo sucesso as levou a serem produzidas mais tarde na Broadway, e foi coautor do roteiro do elogiado filme "Paris, Texas".

O dramaturgo também se destacou pelos seus dotes de intérprete, não só pelo seu trabalho no cinema, mas também por suas representações na "Off Broadway".

Recentemente o ator chamou a atenção da nova geração por sua atuação na série "Bloodline", da plataforma Netflix.

Shepard não demorou a receber boas críticas após iniciar sua carreira como dramaturgo, e já em 1965 recebeu um prêmio Obie por "Chicago" e "Icaru's Mother", e por "Red Cross" e "La Turista", em 1966.