Clooney e Aronofsky competirão pelo Leão de Ouro no Festival de Veneza
Gonzalo Sánchez.
Roma, 27 jul (EFE).- Os diretores americanos George Clooney e Darren Aronofsky concorrerão ao Leão de Ouro na 74ª edição do Festival de Veneza, que contará com 21 filmes na disputa deste ano, segundo a lista divulgada nesta quinta-feira pelos organizadores do evento.
Único cineasta latino-americano na briga, o mexicano Guilhermo del Toro concorre com "The shape of water", uma história de amor ambientada em plena Guerra Fria entre um anfíbio antropomórfico e a zeladora (Shally Hawkins) do laboratório onde a criatura é conservada.
George Clooney estreará em Veneza seu mais recente trabalho por trás das câmeras, "Suburbicon", uma história de suspense protagonizada por Matt Damon e Julianne Moore.
O também americano Darren Aronofsky ("Cisne Negro", 2010) competirá com a história de terror "Mother!", com elenco liderado por Jennifer Lawrence, Javier Bardem e Michelle Pfeiffer.
O encarregado de abrir o festival será o diretor Alexander Payne com a ficção científica "Downsizing", também na disputa e com Matt Damon, Reese Witherspoon, Alec Baldwin, Neil Patrick Harris no elenco.
Além deles, o britânico Andrew Haigh competirá com "Lean on Pete", com a revelação Charlie Plummer como protagonista; o francês Robert Guédiguian apresentará "La Villa", o libanês Ziad Doueir disputará com "L'Insulte", e o artista chinês Ai Weiwei exibirá documentário "Human Flow" sobre o tema que motivou sua arte nos últimos anos, a imigração.
Oito anos após conseguir o Leão de Ouro com a história de guerra "Lebanon", o israelense Samuel Maoz retorna a Veneza com um drama sobre o pós-conflito, "Foxtrot".
Também concorrem o francês Xavier Legrand com "Jusqu'à a garde", a chinesa Vivian Qu com "Angels wear white", o americano Paul Schrader com "First reformed", e o irlandês Martin McDonagh com "Three billboards outside ebbing, Missouri", protagonizada por Peter Dinklage, que interpreta Tyrion Lannister em "Game of Thrones".
O australiano Warwick Thornton competirá com "Sweet country", o tunisiano Abdellatif Kechiche com "Canto Uno", o japonês Hirokazu Kore'eda com "The third murder" e o documentarista americano Frederick Wiseman com "Ex libris - The New York Public Library", uma nova mostra de seus filmes sobre museus e centros culturais.
Completam a principal categoria do Festival de Veneza quatro filmes italianos: "The leisure seeker" de Paolo Virzì, protagonizado por Donald Sutherland e Helen Mirren; "Ammore e malavita", dos irmãos Marco e Antonio Manetti; "Hannah", de Andrea Pallaoro, e "Una famiglia", de Sebastiano Riso.
Além da seção oficial, o evento conta com uma segunda categoria, Horizontes, dedicada às novas tendências criativas e na qual competirão 19 filmes.
Neste ano, o Festival de Veneza aposta também na realidade virtual ao programar uma seção especial com 22 produções filmadas com esta tecnologia. Considerado o mais antigo do mundo, o festival será realizado entre 30 de agosto e 9 de setembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.