Topo

Grande tumba faraônica é encontrada em obra residencial no Egito

24/07/2017 13h09

Cairo, 24 jul (EFE).- Um grande sepulcro faraônico de pedra foi encontrado sob o solo quando eram realizados estudos para ampliar uma residência em uma área na província da Al Sharquiya, no nordeste do Egito, informou nesta segunda-feira o Ministério de Antiguidades do país árabe.

Em um comunicado, o chefe do Departamento de Restauração, Garib Sonbul, explicou que se trata de uma tumba de pedra obtida de um bloco único e apoiada sobre uma base, o que indica que a mesma "foi talhada em uma montanha, depois transferida durante a época faraônica ao seu lugar atual", na cidade moderna de Al Hussainiya.

Sonbul detalhou na nota que o bloco pesa cerca de 65 toneladas e contém um sarcófago de pedra "que provavelmente é de basalto ou diorito".

Além disso, em uma das suas paredes há trechos de um texto hieróglifo, que pode oferecer pistas sobre a quem pertenceu o túmulo.

Assim, o sepulcro foi levado ao armazém de peças arqueológicas da localidade de San al Hajar, para ser analisado e para que se saiba a que época corresponde e quem foi enterrado nele.

O diretor do setor de Antiguidades, Ayman Ashmaui, explicou que os especialistas estudaram o terreno a pedido de um cidadão que queria ampliar sua moradia, que fica ao lado do local onde foi achado o sepulcro.

O ministério divulgou imagens nas quais é possível ver o grande sepulcro em um terreno escavado para erguer os pilares de um edifício, situado abaixo do nível do solo.

Além disso, o ministério acrescentou na nota que a tumba foi descoberta pela primeira vez nos anos 1950 pelo egiptólogo britânico Flinders Petrie, mas que acabou ficando enterrada e esquecida, mas agora foi redescoberta por uma equipe de arqueólogos egípcios.