Topo

Madri recebe astros do cinema ibero-americano para festa dos Prêmios Platino

22/07/2017 10h56

Madri, 22 jul (EFE).- O cinema ibero-americano celebra na noite deste sábado a quarta cerimônia dos Prêmios Platino; um evento que busca "abrir muralhas" através da sétima arte e do qual participarão estrelas como o diretores Pedro Almodóvar, Pablo Larraín e Juan Antonio Bayona e atores como Juana Acosta, Luis Gnecco e Emma Suárez.

Nesta edição dos Prêmios Platino, que serão entregues na Caja Mágica de Madri, concorrem à honraria de melhor filme ibero-americano de ficção a chilena "Neruda", que conta com cinco indicações; as espanholas "Julieta" e "El hombre de las mil caras", a argentina "O Cidadão Ilustre", com quatro indicações, e a brasileira "Aquarius", com três.

A produção com o maior número de indicações foi "Sete Minutos Depois da Meia-Noite", de Bayona, com um total de sete, enquanto ator americano de origem mexicana Edward James Olmos será o grande homenageado da noite com o Platino de Honra.

Entre as presenças confirmadas está a maioria dos cineastas que disputam o prêmio de melhor diretor: Almodóvar ("Julieta"), Bayona, Larraín ("Neruda"), e os argentinos Gastón Duprat e Mariano Cohn, indicados por "O Cidadão Ilustre".

Também marcarão presença as candidatas à melhor interpretação feminina: Sônia Braga, a espanhola Emma Suárez, as colombianas Angie Cepeda e Juana Acosta e a uruguaia Natalia Oreiro, que, além disso, apresentará a cerimônia junto com o espanhol Carlos Latre.

Além disso, participarão os atores que concorrem à mesma categoria de melhor interpretação: os chilenos Luis Gnecco e Alfredo Castro, o argentino Oscar Martínez e o espanhol Eduard Fernández. Apenas o mexicano Damián Alcázar não estará na festa.

A cerimônia tem como objetivo "abrir muralhas" para motivar a união dos povos ibero-americanos através do cinema, segundo os seus organizadores, a Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais da Espanha (EGEDA) e a Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA).