Topo

Almodóvar: "Cinema latino me inspira sentimentos de irmandade"

22/07/2017 20h30

Madri, 22 jul (EFE).- O produtor espanhol Pedro Almodóvar, quatro vezes indicado na IV edição dos Prêmios Platino pelo filme "Julieta", disse na cerimônia de entrega que o cinema ibero-americano lhe inspira sentimentos "de irmandade".

"Temos em comum algo importantíssimo, que é a língua, e isso é algo que nos aproxima de um modo orgânico, então é lógico que existam estes prêmios, que seja dada visibilidade ao talento ibero-americano", afirmou.

Almodóvar também disse que estava "encantado" de estar em Madri na cerimônia da quarta edição dos Prêmios Platino.

"Suponho que são os últimos prêmios da temporada para Julieta", comentou, ressaltando que o filme "funcionou muito bem" nos países ibero-americanos.

O cineasta contou que há muitos artistas latinos que lhe inspiram, alguns com os quais gostaria de trabalhar e outros com quem já trabalhou. "Acredito que temos uma grande relação e que temos que aumentá-la", reforçou.

Almodóvar ressaltou a dificuldade de os filmes latinos concorrerem com os do mercado americano, mas vê na língua um ponto a favor.

"É muito difícil competir contra a máquina do cinema de língua inglesa, porque a indústria é em inglês, e por isso é tão importante que celebremos nossa própria língua. Não podemos nos comparar, mas acredito que o cinema em espanhol goza de mais independência e de mais liberdade pelo fato de utilizar nossa língua", opinou.