Entretenimento

Corpo de Salvador Dalí será exumado amanhã para processo de paternidade

Fundación Gala-Salvador Dalí/Divulgação
Salvador Dalí ilustra "Dom Quixote de La Mancha" (1956) Imagem: Fundación Gala-Salvador Dalí/Divulgação

De Barcelona (Espanha)

19/07/2017 09h52

A exumação do corpo de Salvador Dalí para extrair amostras de DNA para um processo de paternidade apresentado por uma moradora de Figueras, no nordeste da Espanha, será realizada amanhã, após o fechamento do Teatro-Museu Dalí ao público.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, que detalhou que a Fundação Museu Dalí solicitou ao juizado de primeira instância número 11 de Madri, encarregado de tramitar este processo, que se modificasse o horário das diligências para não prejudicar sua atividade diária.

O juizado de Madri admitiu a petição e a transferiu ao juizado de Figueras, que fará as diligências para que se inicie a tarefa de exumação a partir das 20h (horário local, 15h de Brasília), uma vez que finalize a abertura ao público do Teatro-Museu Dalí, onde está enterrado o artista.

Fontes jurídicas informaram à Agência Efe da apresentação de dois recursos à petição judicial da coleta de amostras do corpo de Daí, um da Advocacia do Estado e outro da fundação, que serão analisados posteriormente, uma vez que nestes tipos de casos de paternidade essas demandas não paralisam as exumações.

Os administradores do museu organizaram um dispositivo especial para facilitar os complexos trabalhos de exumação do corpo de Dalí, que descansa neste centro sob uma laje de uma tonelada e meia de peso.

A Fundação Gala-Dalí, que desconhece a duração da intervenção, anunciou em um comunicado que os jornalistas terão vetado o acesso ao interior do teatro-museu e tampouco poderão fazer imagens.

A diretora do museu, junto com os diretores da Fundação Gala-Dalí, darão uma entrevista na primeira hora da manhã da próxima sexta-feira para expor seu ponto de vista sobre este caso.

O objeto desta exumação é confrontar o DNA de Salvador Dalí com o da mulher que se declara filha do pintor, Pilar Abel, que reivindica há anos o reconhecimento do artista como seu pai.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo