Topo

Mosaico romano "único" é descoberto na cidade egípcia de Alexandria

13/07/2017 12h49

Cairo, 13 jul (EFE).- O Ministério de Antiguidades do Egito informou nesta quinta-feira que uma equipe de arqueólogos locais descobriram um mosaico romano "único em seu gênero" na cidade de Alexandria, no litoral do Mar Mediterrâneo, que esteve sob domínio do Império Romano.

O chefe do Departamento de Antiguidades Egípcias, Ayman Ashmaui, anunciou em um comunicado a descoberta, feita no distrito de Moharem Bek, nos arredores de Alexandria, onde ficava uma zona de ateliês no passado.

Ashmaui detalhou que o mosaico "é único em seu gênero no Egito, mas obras similares têm sido encontradas em várias partes de Roma, entre elas, nas Termas de Trajano e na Vila Adriana".

Além disso, Ashmaui destacou que seu estado de conservação é "muito bom", tal e como é possível ver nas imagens distribuídas pelo ministério.

O diretor do Departamento de Antiguidades da região central de Alexandria, Mohamed Faruk, comentou na nota que o mosaico apresenta um desenho de 'opus spicatum', comum na época romana e que costumava ser usado nos pavimentos de banheiros e fortificações.

Faruk detalhou que o mosaico é formado por peças retangulares de tijolos romanos com desenhos geométricos.

Além disso, o diretor de Antiguidades de Alexandria, Mustafa Rushdi, assegurou que as escavações vão continuar no local para descobrir novas partes do pavimento, além de fazer estudos de suas partes distintas e do desenho do mosaico para poder restaurá-lo.

No norte do Egito, sobretudo em Alexandria e seus arredores, há muitos vestígios das civilizações grega e romana, após a passagem de Alexandre Magno - que deu nome à cidade - no século XXX a.C., e da rainha Cleópatra no século I a.C.

Na cidade existem catacumbas romanas, um anfiteatro, além de alguns vestígios de monumentos como colunas, muitos dos quais estão submersos no Mediterrâneo.