Topo

Madonna inaugura centro de cirurgia infantil no Malawi

11/07/2017 16h06

Lilongüe, 11 jul (EFE). - Madonna inaugurou nesta terça-feira um centro de cuidados intensivos e cirurgia pediátrica em Blantyre, a segunda maior cidade do Malawi, construído pela sua fundação Raising Malawi.

A artista, que levou os quatro filhos que adotou no Malawi para o evento, usou o nome das crianças, Mercy, para batizar a unidade. O presidente do país, Peter Mutharika, acompanhou à cantora americana, a quem se referiu como uma amiga do Malawi.

A diva do pop tem uma relação especial com o país. Em fevereiro deste ano, ela adotou as gêmeas de quatro anos, Esther e Stella, após a adoção de David Banda, em 2006, e de Mercy James, em 2009. Madonna vai com frequência ao país para visitar os projetos da sua organização humanitária e durante a cerimônia de hoje tentou dançar uma das músicas folclóricas com seus filhos, mesmo estando visivelmente emocionada.

Os projetos assistencialistas da cantora foram alvo de polêmica desde que o FBI abiu, em outubro de 2011, uma série de investigações sobre as atividades. Madonna criou a Raising Malawi depois de adotar os dois primeiros filhos e planejou a criação de uma escola para 400 alunos por US$ 15 milhões. As dúvidas sobre estas iniciativas surgiram ao relacionar o fracasso de alguns projetos com os excessivos custos.

Além dos quatro mais novos, Madonna tem Lourdes María, de 20 anos, fruto do relacionamento com o dançarino Carlos León, e Rocco, de 16, do casamento com o produtor Guy Ritchie.