Entretenimento

Corpo de Salvador Dalí será exumado para realização de teste de paternidade

Reprodução
O espanhol Salvador Dalí (1904-1989) Imagem: Reprodução

De Barcelona (Espanha)

26/06/2017 15h10

Uma juíza de Madri ordenou a exumação do corpo do pintor espanhol Salvador Dalí, morto em 1989, e a obtenção de mostras para a realização de um exame de DNA a fim de confirmar a paternidade de Pilar Abel, que iniciou um processo para ser reconhecida como filha do artista.

Em uma decisão datada do dia 20 de junho e que foi divulgada nesta segunda (26), a juíza encarregada do caso considera "necessária a prova biológica de investigação da paternidade de María Pilar Abel Martínez a respeito de Salvador Dalí Domenech", ao não "existir vestígios biológicos nem objetos pessoais sobre os quais seja possível praticar o teste pelo Instituto Nacional de Toxicologia".

A magistrada María del Mar Crespo ordena que o procedimento seja feito na localidade de Figueres, na província de Girona (nordeste), de onde Dalí nasceu e está enterrado, para que o médico legista realize a extração de mostras ("restos ósseos e/ou peças dentárias") do cadáver as e encaminhe ao Instituto de Toxicologia.

A Fundação Gala-Dalí, que administra o patrimônio do pintor, anunciou em um comunicado que apresentará um recurso nos próximos dias contra a decisão judicial de exumação.

Em abril de 2015, o tribunal de primeira instância número 11 de Madri acatou o processo de reconhecimento de paternidade contra o Ministério da Fazenda e Administrações Públicas da Espanha e esta fundação como herdeiros legais do pintor.

Segundo disse nesta segunda-feira à Agência Efe o advogado de Pilar Abel, Enrique Blánquez, não há data para a exumação, ainda que "possa acontecer no próximo mês de julho". Dalí foi sepultado no Teatro-museu Dalí de Figueres após sua morte, em 23 de janeiro de 1989.

Pilar Abel, nascida em Figueres em 1956, assegura que é fruto de uma relação entre sua mãe e o pintor catalão, a quem conheceu quando trabalhava como empregada de uma família que passava temporadas nessa localidade.

Segundo Pilar, sua mãe lhe disse em várias ocasiões que seu pai era Salvador Dalí. Na documentação também está incluída uma declaração de uma cuidadora da mãe de Pilar reconhecendo que a mesma tinha relatado que na sua juventude manteve uma relação sentimental oculta com o pintor.

Dalí, nascido em Figueres em 1904, foi um dos maiores expoentes do Surrealismo. Foi casado com a russa Helena Diakonova (Gala), morta em 1982, e não deixou descendentes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo