Topo

Sede do Woodstock é incluída em lista de locais históricos dos EUA

Foto aérea do festival Woodstock, de 1969 - Divulgação
Foto aérea do festival Woodstock, de 1969
Imagem: Divulgação

Nova York (EUA)

06/06/2017 19h31

O lugar escolhido como sede do icônico Festival de Música e Arte de Woodstock, em Nova York, em agosto de 1969, foi incluído no registro nacional de locais histórico dos Estados Unidos, informou nesta terça (6) o governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo.

"Woodstock foi um momento crucial na história de Nova York e dos EUA, reunindo a arte e a música em um evento que mudou o panorama político e cultural. Esse reconhecimento ajudará a preservar esse ponto de referência para a geração atual e as futuras", indicou Cuomo em comunicado.

O festival de Woodstock foi um evento musical que ocorreu em uma fazenda de Bethel, no condado de Sullivan, e reuniu 500 mil pessoas em três dias para ver lendas do rock como Joe Cocker, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Santana, Joan Baez e The Who.

No local foi construído o Centro para as Artes, inaugurado em 2006. Dois anos mais tarde, um museu dedicado à história do festival foi aberto, contando também o que ocorreu nas edições de 1979, 1989, 1994, 1999 e 2009.

Além disso, o museu explora as transformações sociais, políticas, culturais e musicais da década de 1960, vinculados aos assuntos que continuam afetando o mundo na atualidade.

Para consolidar o local como uma atração turística, as autoridades do estado de Nova York também pretendem restaurar a região onde esteve o palco do festival e desenvolver um tour interativo.