Abertura da Expo de Astana terá presença de 17 líderes mundiais
Astana, 6 jun (EFE).- Dezessete chefes de Estado e de Governo de todo o mundo, incluindo o rei da Espanha, Felipe VI, participarão da abertura da Expo de Astana na próxima sexta-feira, anunciou hoje o ministro de Relações Exteriores do Cazaquistão, Kairat Abdrakhmanov.
"Esperamos na cerimônia de inauguração da Expo 17 chefes de Estado e de Governo, além de representantes de órgãos legislativos e muitos ministros de Relações Exteriores", disse Abdrakhmanov sem citar quais líderes confirmaram presença.
É considerado certo que irão à cerimônia os líderes dos países membros da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), - formada por Rússia, China, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, Paquistão e Índia - que realizarão sua cúpula anual em Astana também na sexta.
Convidado para a cerimônia pelo presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, Felipe VI tem a intenção de aproveitar sua estadia na capital do país centro-asiático para realizar diversas reuniões bilaterais com alguns dos mandatários estrangeiros que também participarão do ato inaugural.
O rei viajará acompanhado do ministro de Relações Exteriores, Alfonso Dastis, e de dirigentes da Acción Cultural Española, órgão público que gerencia a presença da Espanha nas exposições universais e internacionais.
Em uma reunião realizada hoje, Nazarbayev ordenou que fossem "acentuadas as medidas de segurança tanto em Astana como em outras regiões" do país, informou o ministro de Relações Exteriores.
A Expo de Astana, da qual participarão 115 países e 22 organizações internacionais, será inaugurada ao público no dia 10 com o tema "A energia do futuro" e ficará aberta até 10 de setembro. EFE
kk-aep/id
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.