Topo

Academia Sueca recebe discurso de aceitação de Bob Dylan ao Nobel

Cantor Bob Dylan é homenageado com o prêmio de personalidade do ano em Los Angeles, em 2015 - AP
Cantor Bob Dylan é homenageado com o prêmio de personalidade do ano em Los Angeles, em 2015 Imagem: AP

Berlim (ALE)

05/06/2017 13h26

O cantor americano Bob Dylan enviou à Academia Sueca o seu discurso de aceitação ao prêmio Nobel de Literatura, anunciou a instituição nesta segunda-feira (05), que qualificou o texto de "extraordinário" e "eloquente".

"Agora que o discurso foi entregue, a aventura de Dylan é concluída", destacou a entidade, que disse estar "satisfeita de anunciar o recebimento do discurso do Nobel", uma gravação de mais de 25 minutos.

A Academia informou querer "aproveitar esta oportunidade para agradecer a Bob Dylan e à sua equipe", em particular a seu representante Jeff Rosen, "por ter colaborado de maneira tão maravilhosa". O comunicado lembrou que o compositor deixou claro, em outubro do ano passado que "não estava relutante em aceitar o Prêmio Nobel de Literatura 2016" e que se sentia "muito honrado".

No dia da cerimônia oficial em dezembro, na qual Dylan não participou por compromissos anteriormente agendados, ele enviou um discurso de agradecimento entregue pela ex-embaixadora americana na Suécia, Azita Raji.

Em 1 de abril, recebeu em Estocolmo, quase quatro meses depois da cerimônia oficial, o diploma e a medalha do Nobel de Literatura 2016, mas deixou pendente a entrega do discurso de aceitação. Naquela ocasião, ele não discursou, mas a Academia disse estar certa de que o músico enviaria uma gravação, já que o discurso é pré-requisito para receber as 8 milhões de coroas (quase R$ 3 milhões) da premiação.