Topo

Britânica vence prêmio Princesa das Astúrias de Ciências Sociais

31/05/2017 09h18

Oviedo (Espanha), 31 mai (EFE).- A pensadora e pesquisadora britânica Karen Armstrong, especialista em história das religiões, ganhou nesta quarta-feira o Prêmio Princesa das Astúrias de Ciências Sociais 2017.

Armstrong (1944) é considerada uma referência internacional no estudo comparativo do islamismo, judaísmo e cristianismo.

A candidatura de Armstrong, uma das 25 procedentes de 12 países que aspiravam ao prêmio, tinha sido proposta por Pedro Miguel Echenique, Prêmio Príncipe de Astúrias de Investigação Científica e Técnica 1998.

O júri decidiu conceder o prêmio a Armstrong por se tratar de "uma das maiores autoridades" no conhecimento do judaísmo, cristianismo e islã, e pela "profundidade da sua análise histórica".

Além disso, com esta concessão, o júri quis destacar "a relevância do estudo das religiões para compreender a sociedade e o mundo contemporâneo".

A autora, que ingressou em um convento católico em 1962, mas sete anos mais tarde decidiu abandonar a vida religiosa para se formar em Literatura Contemporânea, recebeu numerosas distinções internacionais pelos seus estudos.

O prêmio de hoje foi o quinto dos oito que são concedidos nos XXXVII Prêmios Princesa das Astúrias após os de Artes, que ficou com o artista sul-africano William Kentridge, o de Comunicação e Humanidades, que foi para o grupo musical e humorístico Les Luthiers, o de Cooperação Internacional, dado à Hispanic Society of America e o dos Esportes, concedido à seleção de rugby da Nova Zelândia.

cm/ff