Entretenimento

Aos 69 anos, morre cantor Gregg Allman

27/05/2017 21h02

Washington, 27 mai (EFE).- O cantor e tecladista americano Gregg Allman, que com a The Allman Brothers Band foi um dos pioneiros do southern rock na década de 70, morreu neste sábado, aos 69 anos, em sua casa na Geórgia, anunciou seu empresário, Michael Lehman, no site oficial do músico.

Autor de clássicos como "Midnight Rider", "Whipping Post" e "Melissa", Gregg foi um dos co-fundadores de um sexteto de rock-blues que influenciou muitos grupos da sua geração com melodias que mesclavam a guitarra com a batida do jazz.

Lehman, não especificou a causa da morte, mas disse que Gregg "há anos, sofria com muitos problemas de saúde" decorrentes dos vícios do passado. Segundo a revista "The Hollywood Reporter", o artista foi diagnosticado com hepatite C, em 1999, e fez um transplante de fígado, em 2010.

"Perdi um grande amigo e o mundo perdeu um brilhante músico. Era uma alma amável e doce com o melhor riso que jamais ouvi. O seu amor pela família e pelos companheiros da banda era apaixonante, assim como o carinho que tinha pelos seus extraordinários fãs. Gregg era um companheiro incrível e um amigo ainda melhor. Todos sentiremos saudade", acrescentou.

Gregg, que também tocava órgão, fundou a banda em 1969 ao lado do irmão Duane Allman (violão). O começo foi estrondoso e culminou com o lançamento do álbum "At Fillmore East", gravado ao vivo em 1971, em Nova York, e que ganhou disco de platina.

Semanas após o lançamento, Duane morreu em um acidente de moto. Mesmo com a tragédia, Gregg manteve o grupo por mais de quatro décadas, mas mergulhou no alcoolismo e no mundo das drogas.

O artista, que ganhou o apelido de "Coyotus Maximus" por seu insaciável apetite sexual, se casou seis vezes em 30 anos. Nesse período, viveu quatro ao lado de Cher.

Nascidos em 8 de dezembro de 1947, no Tennessee, Gregory Lenoir Allman cresceu sem pai, que foi assassinado quando ele tinha dois anos. Aos 13, ele decidiu aprender sozinho a tocar violão.

Dos seis casamentos e demais relações, nasceram cinco filhos: o cantor de southern rock Michael Allman; o líder da banda Honeytribe, Devon Allman; o guitarrista e cantor de heavy metal Elijah Blue Allman; a vocalista da banda de rock Picture Me Broken, Layla Brooklyn Allman; e Delilah Island Allman.

A The Allman Brothers Band foi eleita pela revista "Rolling Stones" como uma das melhores de todos os tempos.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo