Topo

Poeta cubano Guillermo Rodríguez Rivera morre aos 74 anos

O poeta cubano Guillermo Rodríguez Rivera - Reprodução
O poeta cubano Guillermo Rodríguez Rivera Imagem: Reprodução

De Havana (EUA)

17/05/2017 13h24

O poeta cubano Guillermo Rodríguez Rivera, um dos "mais lúcidos e ativos intelectuais cubanos de sua geração" morreu na terça (16) em Havana, aos 74 anos, informou nesta quarta a Uneac (União de Escritores e Artistas de Cuba).

Rodríguez Rivera, nascido na cidade de Santiago de Cuba em 1943, morreu por causas não especificadas no comunicado divulgado pelo site oficial da Uneac, instituição da qual fazia parte.

Autor de importantes artigos sobre a realidade política e a identidade cubana, escreveu em 2004 "Por el camino de la mar", renomeado depois como "Nosotros, los cubanos", com o qual atingiu "uma das mais incríveis aproximações contemporâneas às essências" de Cuba.

"Profundo conhecedor e promotor da trova", Rodríguez Rivera foi o primeiro chefe de redação da revista cultural "El caimán barbudo", lançada em 1966 e considerada a "madrinha" de uma nova geração de escritores e músicos como Silvio Rodríguez, que fez seu primeiro show público na sede da publicação.

A antologia poética "Canta", publicada em 2003, rendeu a Rodríguez Rivera o Prêmio da Crítica de Cuba. O autor será cremado e seus restos velados na tarde desta quarta-feira em Havana.