Topo

Cidade tcheca relembra com grande festa sua libertação na II Guerra Mundial

06/05/2017 10h59

Pilsen (R.Tcheca), 6 mai (EFE).- Desfiles militares, homenagens com flores, roupas de época e muita música foram alguns dos ingredientes do Festival da Liberdade, com que Pilsen, na República Tcheca, para celebrar neste fim de semana os 72 anos do fim da II Guerra Mundial.

Milhares de pessoas, entre locais, estrangeiros, veteranos com suas famílias e membros de clubes militares, compareceram ao já tradicional encontro, que nasceu com a recuperação das liberdades cívicas, em 1989.

Quem esteve presente pôde ver uma réplica do acampamento militar da 16ª Divisão Blindada americana, que liberou Pilsen em 6 de maio de 1945 da dominação nazista. O resto do país foi libertado pelo Exército Vermelho, e a participação americana era tabu durante a época comunista.

As comemorações começaram ontem e terminam amanhã. Um dos pontos altos é o Comboio da Liberdade, com veículos históricos e militares veteranos da II Guerra Mundial, que atravessa a cidade, como aconteceu em 1945 em uma cidade então devastada.