Topo

Agência "EPA" lança novo canal multimídia dirigido aos cidadãos europeus

25/03/2017 09h06

Roma/Frankfurt, 25 mar (EFE).- A European Pressphoto Agency (EPA), que reúne a Agência Efe e outras oito agências europeias de notícias, inaugurou neste sábado, coincidindo com a cúpula extraordinária da União Europeia (UE) realizada em Roma, uma nova ferramenta de informação dirigida, com particular ênfase, aos cidadãos do bloco comunitário.

O novo canal de notícias, afirma a "EPA" em comunicado, reúne toda a atualidade global de interesse para os veículos de imprensa e os cidadãos, com especial atenção ao que ocorre na Europa.

Nesse sentido, a agência ressalta que entre os objetivos está atender às necessidades das jovens gerações europeias, faltando pouco mais de dois anos para as eleições europeias de 2019.

O lançamento da primeira fase desta nova ferramenta de informação, disponível no site www.news4europe.eu, coincide com a realização na capital italiana do 60º aniversário do Tratado de Roma, que criou em 1957 a Comunidade Econômica Europeia (CEE), o embrião da atual União Europeia.

"A 'EPA' quer responder aos desafios que temos em matéria de informação, sobretudo chegar ao público jovem e aproximar a Europa e suas instituições do povo, divulgando conteúdos atrativos, verazes e correspondentes aos fatos, como as agências de notícias sabem fazer", afirmou o CEO da "EPA", Joerg Schierenbeck.

Enquanto se multiplicam os esforços para relançar a Europa unida, a "EPA" oferece um novo canal de notícias, fotos e vídeos para realizar os fatos atuais ao público, seja diretamente ou através dos veículos de imprensa, disse a agência no comunicado.

Nesse sentido, a "EPA" ressalta a idoneidade de iniciar o novo serviço informativo multimídia, em um momento no qual as redes sociais se mostram vulneráveis às "intoxicações e as falsas notícias" e no qual os cidadãos precisam de informações objetivas e verificadas.

"Só uma aliança pan-europeia de agências de informação como a 'EPA' pode oferecer uma fonte de conteúdos enriquecida, moderna e objetiva, com perspectiva internacional e, ao mesmo tempo, atenção à atualidade e aos interesses de cada país", disse a "EPA" em nota.

A "EPA", com sede em Frankfurt (Alemanha), reúne nove agências de notícias líderes em seus respectivos países: "ANA" (Grécia), "ANP" (Holanda), "APA" (Áustria), "Ansa" (Itália), "Efe" (Espanha), "Keystone" (Suíça), "Lusa" (Portugal), "MTI" (Hungria) e "PAP" (Polônia).

Além disso, a "EPA" é considerada uma das quatro grandes agências globais de fotografia e também produz vídeos e conteúdos multimídia.

Para o lançamento deste novo serviço, a "EPA" conta com respaldo da rede mundial da "Agência Efe", uma das primeiras agências internacionais do mundo, com 3 mil profissionais presentes em 180 cidades de 120 países, e da "EurActiv", o primeiro meio online especializado nas atividades e políticas da EU com divulgação em 12 línguas diferentes.