Topo

Frida Kahlo e Carmen Miranda se unem pela primeira vez em mostra em Lisboa

Imagem de divulgação da exposição "Frida Miranda", em cartaz em Lisboa - Divulgação
Imagem de divulgação da exposição "Frida Miranda", em cartaz em Lisboa Imagem: Divulgação

De Lisboa

14/03/2017 13h36

A pintora Frida Kahlo e a cantora Carmen Miranda, dois ícones femininos que ultrapassam o tempo em que viveram, foram unidas pela primeira vez em uma exposição em Lisboa que retrata suas vidas e a "exuberância" que as caracterizou. 

A mostra, intitulada "Frida Miranda", é obra da artista portuguesa Ana Mesquita, que explora no Museu Nacional de História Natural e da Ciência a relação entre a pintora e a cantora com várias imagens digitais nas quais representa duas das grandes figuras do século 20.

Uma das características comuns mais marcante é, como lembra Mesquita na exposição, que ambas ficaram conhecidas pela "exuberância" de suas interpretações, seja nas vivas pinturas de Kahlo ou na potente voz de Miranda em canções e filmes de Hollywood.

O texto que serve de apresentação da exposição destaca as similaridades das artistas. "Tendo sido absolutamente contemporâneas, e ambas sul-americanas que passaram bastante tempo a viver nos Estados Unidos - morreram com um ano de diferença e partiram antes de completar cinquenta anos". Frida era mexicana. Vale lembrar que, apesar de nascida em Portugal, Carmen Miranda veio para o Brasil com apenas 1 ano de idade e era considerada brasileira.

Por isso, sustenta a autora da mostra, "ambas se expressaram, adornaram e marcaram profundamente" sua arte, e por isso pareceu atrativo juntá-las embora, admita, "Frida e Carmen foram o exato oposto uma da outra, tanto em termos formais, educacionais, como políticos e sexuais, muito embora tenham tanto em comum, aparentemente, no modo de se decorar e na pose."

Sua preferência por Kahlo e Miranda se justifica porque ambas fizeram parte de sua vida em forma de "reflexões, biografias, imagens do Google e das redes sociais, nos sonhos, nos acessórios e adornos".

A exposição, que pode ser vista até 8 de abril, conta também com uma grande parte das obras apresentadas em projeções, além das impressões em formato digital, a ferramenta preferida da autora, que desenha sempre em IPad.

Esta é a sexta mostra individual de Mesquita, que expôs seu trabalho no arquipélago luso da Madeira e Paris.