Topo

Museu italiano exibirá quadro desconhecido pintado por Hitler

Pintura desconhecida de Hitler no Museo di Salo, na Itália - Museo Della Follia/Reprodução
Pintura desconhecida de Hitler no Museo di Salo, na Itália Imagem: Museo Della Follia/Reprodução

De Roma (Itália)

10/03/2017 13h50

O Museo di Salo, no norte da Itália, exibirá a partir deste sábado (11) uma mostra intitulada "Museu da Loucura: de Goya a Bacon" que relembrará autores "mentalmente transtornados" e mostrará uma obra desconhecida do ditador Adolf Hitler.

A exposição, que permanecerá aberta até 16 de novembro, conta com um repertório de obras "sem problemas, declarações públicas ou denúncias" assinadas por "artistas com uma mentalidade transtornada e que se expressam com uma linguagem visionária e alienada".

Fruto de uma loucura "destruidora e não criativa" é uma obra sem título com a qual Hitler retratou duas pessoas com semblante sério no meio de um longo corredor escuro e que será exposta pela primeira vez nesta instituição, informaram os organizadores.

Trata-se de uma pintura de pequenas dimensões emprestada por um colecionador alemão e que não tinha sido exposta anteriormente, segundo a imprensa local.

O curador da mostra, o crítico de arte Vittorio Sgarbi, qualificou a obra como "o quadro de um desesperado" no qual "não se vê grandeza, mas miséria", em entrevista a jornais italianos.

O Museo di Salo, na região da Lombardia, afirmou que com esta exposição os visitantes "poderão mergulhar em uma atmosfera sugestiva, sendo guiados pelas emoções em uma viagem pensada para quem tenha vontade de deixar de lado a razão para redescobrir, finalmente, a loucura".

A exposição oferece obras de grandes nomes da história da arte como o espanhol Francisco de Goya, o alemão Franz von Stuck, o britânico Francis Bacon e o italiano Silvestro Lega, entre muitos outros artistas "transtornados".