Entretenimento

Retrato pouco conhecido de irmã de Dalí é leiloado por R$ 7 milhões

Reprodução
Reprodução de "Figura de perfil (A Irmã Anna Maria)" Imagem: Reprodução

De Londres (Reino Unido)

02/03/2017 15h22

O retrato pintado por Salvador Dalí "Figura de perfil (A Irmã Anna Maria)" (1925), um registro pouco conhecido da irmã do pintor que permaneceu em coleções privadas durante quase um século, foi arrematado em um leilão nesta quinta-feira em Londres por 1,8 milhões de libras (cerca de R$ 7 milhões).

A obra, vendida pela casa Bonhams, faz parte dos diversos retratos que o artista espanhol pintou na década de 1920 com Anna María Dalí como modelo, diante de uma janela, observando a paisagem litorânea de Cadaqués, no nordeste da Espanha.

Entre esses quadros está "Figura em uma Janela" (1925), um dos trabalhos mais famosos do gênio catalão, que desde 1988 está exposto no Museu Rainha Sofía de Madri, assim como a tela que foi adquirida hoje na capital britânica por um comprador cuja identidade não foi revelada pela Bonhams.

Acredita-se que Dalí teria dado o retrato de presente para a própria Anna Maria, apesar da especialista em arte impressionista e moderna de Bonhams, India Phillips, ter dito à agência Efe que esta informação não é "100% segura".

A tela "Figura de Perfil" pertenceu à família Dalí até que, pouco depois de ser exposta pela primeira vez em Barcelona, passou à coleção pessoal do farmacêutico de Figueres, Joaquim Cusí.

Segundo a casa de leilões britânica, o quadro foi vendido por volta de 1950 a um colecionadora catalã, cujos descendentes o puseram à venda agora.

"A importância desta obra radica em sua absoluta singularidade. Só um punhado de quadros (de Dalí) desse período permanecem fora de coleções públicas", destacou Phillips.

Em sua primeira época artística, Dalí "escolhia seus temas com zelo e trabalhava de forma meticulosa", segundo a especialista, que ressalta que o retrato de Anna Maria é produto da "gênese mais antecipada" do surrealismo que o pintor cultivaria em sua maturidade criativa.

Em 1925, o pintor catalão já tinha passado pelo impressionismo, o pontilhismo, o fovismo e o cubismo, e estava a ponto de se aventurar na corrente surrealista, estilo que engloba suas obras mais conhecidas.

"Figura de perfil" foi um dos 17 quadros que Dalí selecionou para sua primeira exibição solo, nas galerias Dalmau de Barcelona, entre 14 e 27 de novembro 1925, uma mostra na qual Pablo Picasso, entre outros, viu em primeira mão alguns de seus primeiros trabalhos.

Quando Dalí executou o retrato leiloado hoje ainda estava em bons termos com sua irmã, mas a relação se deteriorou após a publicação em 1942 do texto autobiográfico "A vida secreta de Salvador Dalí".

Anna Maria não aprovou a descrição da vida familiar feita por seu irmão, e em 1949 publicou um trabalho com seu própeio relato: "Salvador Dalí visto por sua irmã".

A desintegração da relação ficou patente em uma nova versão dos retratos de sua irmã que o artista executou em 1954 sob o título "Jovem Virgem Autosodomizada por sua Própria Castidade".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo