Topo

Filme brasileiro "O outro lado do paraíso" abre festival português FESTin

01/03/2017 11h47

Lisboa, 1 mar (EFE).- A exibição do filme brasileiro "O outro lado do paraíso", que narra a vida no país sul-americano nos turbulentos anos 60, dá início nesta quarta-feira ao festival português FESTin, centrado neste ano na contribuição das mulheres ao cinema.

O filme, de André Ristum, é um dos sete brasileiros, que junto com outros dois portugueses, competem na categoria de longas-metragens do festival, que está na 8ª edição.

Os 75 filmes que participam neste ano refletem, de uma maneira ou outra, um marcado interesse por analisar o papel feminino no mundo audiovisual, aproveitando que o evento coincidirá com o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Também levando em conta que este é o ano de Lisboa como capital Ibero-americana da cultura, haverá uma especial ênfase na América Latina.

Em paralelo à exibição de filmes ocorrerão duas mesas-redondas, uma dedicada ao papel da mulher no meio audiovisual, e outra sobre "feminismo, gênero e sexualidade".

O Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa reúne a cada ano as mais destacadas produções cinematográfica de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.