Topo

Após 33 anos, Portela é campeã do carnaval do Rio de Janeiro

01/03/2017 19h44

Rio de Janeiro, 1 mar (EFE).- A Portela, escola que mais vezes venceu o carnaval do Rio de Janeiro, conquistou nesta quarta-feira seu 22º título, após um jejum de 33 anos.

Comandada pelo carnavalesco Paulo Barros, três vezes campeão com a Unidos da Tijuca, a Portela fez neste ano um desfile no qual exaltou as histórias e os mitos dos rios.

Com 3.400 integrantes divididos em 31 alas e uma bateria composta por mais de cem ritmistas, a escola fez referências ao Amazonas, ao Nilo e ao Mississipi, além das lendas brasileiras sobre mitos e divindades que vivem nos rios, como a sereia Iara, a serpente Boiuna e o boto cor-de-rosa, que à noite toma a forma de homem para seduzir as mulheres nas aldeias de pescadores.

A Portela superou a Mocidade, vice-campeã, por um décimo em uma apuração que foi só definida no último dos nove quesitos avaliados pelos jurados.

O título de 2017 aumenta a vantagem da Portela como maior campeã do carnaval carioca com 22 títulos, três a mais que a Mangueira, campeã no ano passado.

cm/cs