Topo

Menos de um terço dos protagonistas de filmes nos EUA em 2016 foram mulheres

21/02/2017 17h06

Los Angeles (EUA.), 21 fev (EFE).- Menos de um terço (29%) dos protagonistas nos filmes de Hollywood em 2016 foram personagens femininos, 7% a mais que no ano anterior, quando 22% dos papéis principais em filmes americanos foram interpretados por mulheres.

Esta é a conclusão do estudo publicado nesta terça-feira pelo Centro de Estudo das Mulheres na Televisão e no Cinema de San Diego após examinar os personagens representados nos cem filmes de maior bilheteria nos EUA em 2016, sem levar em conta os longas-metragens estrangeiros.

Assim, 54% dos protagonistas desses filmes foram masculinos, 29% corresponderam a mulheres e nos 17% restantes homens e mulheres desempenharam papéis principais com a mesma relevância.

A pesquisa define o protagonista de um filme como um personagem sob cuja perspectiva a história é contada.

As protagonistas femininas se dividiram quase que igualmente entre filmes de estúdios (52%) e filmes independentes (48%), enquanto 60% das estrelas masculinas apareceram em filmes com grandes companhias envolvidas em sua produção.

As mulheres protagonizaram, sobretudo, comédias (28%), dramas (24%) e filmes de terror (17%).

No caso dos homens, predominaram os protagonistas em dramas (30%), filmes de ação (30%) e comédias (17%).

Por outro lado, o estudo também analisou a distribuição por gênero dos personagens principais, definidos como aqueles que aparecem em mais de uma cena e são decisivos para a ação do filme, para diferenciá-los dos protagonistas.

Neste sentido, as mulheres representaram 37% dos personagens principais (3 pontos percentuais a mais que em 2015) contra 63% interpretados por homens.

A pesquisa também destacou que os papéis femininos seguem sendo mais jovens que os masculinos.

Assim, as mulheres de 20 anos e 30 anos representaram 23% e 32%, respectivamente, do conjunto de personagens femininos, enquanto no caso dos homens, os papéis masculinos de 30 anos e 40 anos representaram 31% e 30% do total.

Além disso, 76% das mulheres que atuaram em filmes eram brancas, 14% negras, 6% eram asiáticas e 3% latinas.

Dos personagens masculinos, 75% tinham objetivos relacionados ao trabalho, contra 54% das mulheres.

Por outro lado, 46% dos papéis femininos viveram tramas vinculadas à sua vida pessoal, contra 25% dos homens.