Topo

Filme húngaro "Teströl és lélekröl" vence Urso de Ouro do Festival de Berlim

18/02/2017 20h06

(Atualiza com participação do Brasil).

Berlim, 18 fev (EFE).- O filme húngaro "Teströl és lélekröl" ("On Body and Soul", no título em inglês), de Ildiko Enyedi, venceu neste sábado o Urso de Ouro de melhor filme do Festival de Berlim.

Além disso, a Berlinale reservou o Urso de Prata de melhor diretor para o finlandês Aki Kaurismäki, por "Toivon tuolla puolen" ("The Other Side of Hope"), enquanto o de melhor roteiro ficou com "Una mujer fantástica", do chileno Sebastián Lelio.

O júri internacional também reconheceu com outro Urso de Prata, o do Grande Prêmio Especial, a poderosa história de uma indômita mulher africana, "Felicité", dirigida pelo franco-senegalês Alain Gomis.

Os Ursos de Prata para as melhores interpretações foram para o alemão Georg Friedrich, por seu papel de pai aflito na busca de comunicação com um adolescente em "Helle Nächte" ("Bright Nights"), e para a coreana Kim Minhee por "Bamui Haebyun-Eoseo Honja" ("On the Beach at Night Alone").

A decisão a favor do ator alemão foi uma surpresa, já que o filme, dirigido por Thomas Arslan, não esteve entre os mais aplaudidos do festival.

Já o prêmio de sua colega coreana pode ser interpretado como um reconhecimento indireto a seu diretor, Hong Sangsoo, que junto com Kaurismäki chegou ao Festival de Berlim como grande favorito a ganhar algum dos grandes prêmios.

Com 13 filmes na atual edição do Festival de Berlim, o Brasil conquistou um dos prêmios mais prestigiadas do evento: "Pendular", da diretora Julia Murat, exibido na mostra Panorama, conquistou a premiação da crítica, votada pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci).

O júri oficial da 67ª edição do Festival de Berlim estava presidido pelo diretor e roteirista holandês Paul Verhoeven e contava entre seus membros com o ator e diretor mexicano Diego Luna.

A equipe foi completada pela atriz alemã Julia Jentsch, sua colega americana Maggie Gyllenhaal, o artista islandês Olafur Eliasson, o diretor chinês Wang Quan'an e a produtora tunisiana Dora Bouchoucha Fourati.

Um total de 18 filmes competia pelos Ursos do Festival de Berlim, que, de acordo com sua conhecida vocação de festival comprometido, mostrou filmes com mensagens políticas e sociais, com eixos temáticos como o drama dos refugiados, como o de Kaurismäki, e a aposta pela diversidade sexual, no de Lelio.

O festival também contou com presenças estelares em seu tapete vermelho, como Richard Gere, Catherine Deveune, Robert Pattinson e Hugh Jackmann, embora principalmente à frente de filmes fora de competição.

Ao longo de dez dias, o Festival de Berlim exibiu 400 filmes em suas distintas seções, e foram colocadas à venda para o público geral cerca de 330.000 entradas, demonstrando mais uma vez sua condição de festival popular.

Como ato final será realizado amanhã o chamado Dia do Espectador, uma jornada exclusivamente dedicada ao público, quando será projetada uma seleção especial de seu avultado programa.