Topo

Pesquisador encontra imagens que podem corresponder a Marcel Proust

15/02/2017 17h14

Paris, 15 fev (EFE).- Um pesquisador canadense garante ter achado as primeiras imagens filmadas correspondentes ao célebre escritor francês Marcel Proust (1871-1922), informou a revista "Le Point" nesta quarta-feira.

De acordo com Jean-Pierre Sirois-Trahan, professor da Universidade Laval, em Québec, um homem que tem a fisionomia de Proust aparece rapidamente descendo as escadas em um vídeo feito em 1904 durante o casamento de Élaine Greffulhe, filha da Condessa Greffulhe, amiga do autor de "Em busca do tempo perdido".

"Tudo leva a crer que se trata de Proust. A silhueta e o perfil correspondem aos dele, mas é difícil identificar com certeza alguém em um vídeo desse tipo, especialmente quando só o conhecemos por fotos posadas", afirmou Sirois-Trahan.

O que sim está comprovado, segundo os estudiosos de sua obra, é que o escritor foi à cerimônia em questão e que se inspirou na família Greffulhe para desenvolver o personagem Oriane de Guermantes, de "Em busca do tempo perdido".

As imagens, guardadas no Centro Nacional do Cinema, em Paris, mostram um Proust de cerca de 30 anos, desacompanhado - situação rara em uma cerimônia de casamento - e usando o refinado figurino do começo do século XX e que se assemelhava ao de um dandy inglês (cartola e casaco longo).